quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ana Carolina e Colbie Caillat no mesmo palco!

A cantora pop americana Colbie Caillat, autora do single “Bubbly” e vencedora de um Grammy em 2010, e a brasileira Ana Carolina são os dois nomes internacionais da edição deste ano das Festas da Praia.








De acordo com a presidente da comissão das festas, Verónica Bettencourt, “ o objectivo é oferecer um cartaz capaz de agradar a vários públicos, mas respeitando as preocupações orçamentais”.


Dois outros artistas de renome são os portugueses Blasted Mechanism e David Fonseca.


Segundo a presidente, em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação pública do cartaz definitivo, “houve a preocupação de não concentrar os principais atractivos musicais nos picos de fim-de-semana”.


Assim, os concertos arrancam no palco principal no domingo, dia 1 de Agosto, com os portugueses Klept precedidos pela actuação dos terceirenses Stream, seguindo-se Lúcia Moniz, na segunda-feira.


Na noite de terça-feira actuará Colbie Caillat e, no dia seguinte será a vez dos Blasted Mechanism. Quinta-feira, a noite será marcado com os sons brasileiros de Ana Carolina. Os concertos deverão arrancar na sexta-feira com Classificados a abrirem para João Pedro Pais, e encerram no sábado com David Fonseca.


Já pelo palco da Marina passarão os terceirenses Contratempo Latin&Beat, Goma, Entre Parentes e as bandas Tributo, de São Jorge, e Ronda da Madrugada, de Santa Maria, sendo que esta última se apresenta com um novo trabalho.


Evandro Machado, responsável pela área musical das Festas da Praia 2010, afirma que este ano a intenção foi dar protagonismo no palco da marina principalmente às bandas da Terceira e também de outras ilhas. Apesar disso, sobem também ao palco o grupo português de reggae Arsha, o trio também português de “gipsy swing jazz” Comcordas e os Bossa Nova Quarteto. Um momento alto promete também ser a actuação da orquestra Angrajazz com a conhecida cantora de jazz Paula Oliveira. No domingo decorrem as já habituais actuações de grupos do Festival Internacional de Folclore organizado pelo COFIT.


O som da tradição também será ouvido. Pelo Palco das Tradições passarão danças de carnaval, folclore local, concertos de filarmónicas, cantoria, e, finalmente, o folclore internacional do COFIT.


Na sessão de apresentação foi apresentado o cartaz promocional das Festas da Praia 2010, que apesar de inovador inspira-se na quadra de Vitorino Nemésio, da obra “Festa Redonda”, que dá mote às festas deste ano: “Quatro torres tem a Praia: Espital, Cambra e Matriz; Falta a torre do teu peito, Quem no sabe é quem no diz!”.



As festas concelhias da Praia da Vitória estão orçadas em 345 mil euros, e decorrem entre 30 de Julho e 8 de Agosto.

Fonte:jornal a União online

Ana Carolina em Londrina!

Ana Carolina leva multidão de fãs ao Zerão!







Câmeras fotográficas, cartazes, faixas, declarações de amor – no papel e no gogó – rasgadas. Ocupando os lugares próximos da boca de cena, os admiradores mais efusivos da cantora e compositora Ana Carolina já lançavam gritos de paixão quando ela entrou, num repente, o palco do Anfiteatro do Zerão na noite de sábado (29).

O show de lançamento do FILO 2010, em seus 42 anos de história, arrastou para o local um público bem maior que o de 15 mil espectadores – a capacidade das arquibancadas do anfiteatro. Disputavam espaço, para além do gramado do Zerão, pessoas não só de Londrina e cidades vizinhas, mas de outras regiões do Paraná, que viajaram quilômetros para ver e ouvir uma das intérpretes de maior sucesso da atualidade. Que o diga o coro rimado que se ouvia ao longe: “... é a maior cantora do Brasil!”. Alguém duvidaria?

Ana Carolina desfilou por um repertório de canções clássicas de seus dez anos de carreira, além de músicas do álbum mais recente – “N9ve”. Hits da compositora e da memória coletiva, Quem de nós dois, Cabide, Garganta foram uníssono na voz de iniciados ou não em seu trabalho. Passou do violão ao pandeiro, convidou para um samba, cantou e deixou que o imenso público cantasse, em mais de uma hora de show.

CARAVANA DE FÃS

Para muitos desses fãs, a aventura começou bem antes daquele momento. Reunidos por uma comunidade virtual dedicada a Ana Carolina em um site de relacionamentos da internet, grupos organizaram-se para vir ao show tão logo a apresentação foi confirmada pelo Festival. Nesta página, um verdadeiro trabalho de cooperação foi realizado entre londrinenses e pessoas de outras cidades: postaram reportagens, informações sobre a localização da cidade e sobre a estrutura do anfiteatro ao ar livre. E não é que o encontro deu certo?

Nayara Thais da Silva Jardim, estudante de 18 anos, foi a primeira a dar a notícia no site. Para ela, o show de lançamento do FILO foi uma dupla emoção: ela comemorou seu aniversário e viu, pela primeira vez, Ana Carolina ao vivo. “É um presente que eu me dei. Show dela aqui no Paraná é raro; aqui do lado da gente é um presente mesmo”, alegra-se a garota, que já chegou a enviar e-mails para casas de espetáculos da região para que trouxessem a cantora. Nayara é de Paranavaí e, junto com mais 13 pessoas, alugou uma van para a viagem até Londrina.

Por volta do meio-dia, quando a paranavaiense chegou ao Zerão, a enfermeira curitibana Jaqueline Alves Camargo (26) já ocupava a primeira fila das arquibancadas. Após encarar sete horas de viagem, desde a capital do Estado, ela e a amiga Camila Bertoja (18) chegaram ao Zerão às sete horas da manhã e não arredaram pé. As duas conheceram-se também pela internet na comunidade de Ana Carolina.

Durante a maratona de 12 horas até o início do show, elas revezavam para ir ao banheiro e para comer. Passaram o dia à base de salgadinhos. Tudo para não perder aquele que consideravam “o melhor lugar para ver a Ana Carolina”. Dali, acompanharam a montagem dos equipamentos, a passagem de som e a chegada de todo o público, que aumentou repentinamente no final da tarde.

“Pra mim é extremamente importante porque é o show que eu estava esperando em Curitiba e, como não aconteceu, resolvi me antecipar para ver a comemoração dos dez anos de carreira da pessoa que eu considero o meu ídolo”, enfatiza Jaqueline, que acompanha a trajetória da intérprete desde o início.

De Londrina, a secretária executiva Roberta Cassante (25) não poupou esforços para receber com hospitalidade os amigos virtuais que aportaram na cidade para o lançamento do Festival. Ela também aguardou com ansiedade o espetáculo. “É o primeiro show que eu vejo; faz uns cinco anos que eu estou esperando essa hora”.

Roberta elogiou a iniciativa do FILO em lançar o evento com uma apresentação de música aberta ao público: “É uma oportunidade para quem não tem acesso à cultura”, diz. A secretária executiva, que procura acompanhar de perto a programação artística do Festival, ainda destaca: “Os shows dela também são produzidos por diretores teatrais, e a Ana Carolina também gosta muito disso”, finaliza.


fonte:site do festivel de Londrina